terça-feira, dezembro 18, 2007

Quatro mulheres e um centro comercial


Acabam as aulas, mas começam as reuniões umas atrás das outras e a correria de um lado para o outro. Aglomeram-se jantares e almoços de Natal que pretendem reunir antigos amigos que há muito não se vêem ou apenas para fazer a graça de juntar quem convive diariamente e quer um encontro mais informal, onde se proporcionem outras conversas, onde as pessoas se dêem a conhecer. A minha semana reparte-se nisto mesmo.

Ontem terminada a última reunião, sobrava algum tempo antes do jantar de colegas. Alguém propõe que se faça o compasso de espera num centro comercial, sempre se viam umas lojas e as senhoras, por norma, apreciam este tipo de entretenimento. Lá fomos um grupinho de meninas. Há algum tempo que não tinha uma experiência no feminino tão intensa. Naturalmente procuraram-se lojas de roupa, acessórios, malas e vernizes. Visitaram-se lojas de lingerie, mas as mais procuradas eram as ourivesarias em busca de aneis de noivado e alianças. Viam-se, escolhiam-se, comparavam-se preços. Nunca me tinha acontecido nada semelhante, mas pensei para comigo: de facto não somos assim tão diferentes umas das outras e há coisas que só podem estar na nossa natureza, ou melhor, na nossa educação, mas uma coisa é certa, façamos o que fizermos sentimos que a nossa felicidade depende de certos rituais, passa por determinados passos que se dão, opções que se fazem. Nada mais é que o culminar de uma infância de filmes, de estórias encantadas, de telenovelas e o presenciar de outros que conseguiram concretizar estes sonhos. Foi um tempo simpático este, de conversas engraçadas, de momentos divertidos, de reencontro com o universo feminino. Ao contrário do que se pode pensar não se fala de homens, não se critica, apenas se louva a alegria de sermos mulheres e de que o querermos ser cada vez mais.

1 comentário:

José Eduardo disse...

E se as quatro mulheres tivessem, durante essa visita ao centro comercial, um cartão de crédito cada uma e sem limite, isso é que seria uma grande festa, não? :P