segunda-feira, julho 28, 2008

Expressões e origens


Calhou em conversa o "fuma como um cavalo" e esta expressão aguçou-me a curiosidade de pesquisar a sua origem. Encontrei estas que não resisto a postar aqui hoje:

- No tempo da Maria Cachucha - A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.
- À grande e à francesa - Relativa aos modos luxuosos do general Jean Andoche Junot, auxiliar de Napoleão que chegou a Portugal na primeira invasão francesa, e dos seus acompanhantes, que se passeavam vestidos de gala pela capital.
- Coisas do arco da velha - A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16)
- Memória de elefante - O elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atracções do circo .
- Lágrimas de crocodilo - O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.
- Fila indiana - Forma de caminhar dos índios da América que, deste modo, tapavam as pegadas dos que iam na frente.
- Não entender patavina - Alguns estudiosos dão como explicação o facto de os portugueses terem dificuldade em entender os mercadores e os frades franciscanos patavinos, isto é, originários de Pádua (italiano Padova, latim, Patavium).
Mas não encontrei aquela que procurava...

2 comentários:

Vamilosi disse...

Edita o post para se perceber o significado da fila indiana. :)

principezinha disse...

Não consigo...... Bahhhh!!!