terça-feira, julho 08, 2008

Bom dia (ou não)

Hoje de manhã acordo e a primeira notícia que recebo é que a miúda que estive a ajudar a preparar para exame de inglês chumba. A história é mais ou menos esta: no 10º ano ela chumba com 6 a inglês e fica impedida de se inscrever no 11º. Opta por fazer um exame (realizado pela escola) no final do 11º ano com matéria dos dois anos. Não assiste a aulas, mas estuda e prepara-se em casa. Este exame tem uma componente oral e escrita. Na escrita conseguiu 12 (que não acho nada mau para quem estava tão fraquinho). Na oral tira 5... Ao que parece ela tinha de falar sobre a clonagem de pessoas e animais, dizendo se concordava ou não e porquê. Ela nem em português tinha falado sobre o assunto ou tinha sequer pensado sobre isso, resultado: nem opinião formada tinha. Eu sou professora de inglês e não me lembro de, até à data, alguma vez ter discutido o caso da ovelha Dolly em inglês. Parece-me também importante lembrar que esta ovelha nasceu em 1996 (há 12 anos) e estes miúdos têm 16. Não assistiram à discussão nem à polémica como nós. Quero eu com isto dizer que, na minha humilde opinião, este tipo de temas apresentados a alunos com tantas dificuldades são à partida meio caminho andado para os chumbar. Levá-los a falar sobre eles, depois apresentar uma problemática próxima das suas realidades (o impacto das novas tecnologias nas novas gerações, o problema dos combustíveis, sei lá) e pedir que falem dos prós e contras e exprimam uma opinião é completamente diferente. Até em termos de vocabulário que é necessário porque de facto a clonagem parece-me levar-nos para um campo lexical nada acessível. Enfim... Não sei mesmo. Numa altura em que se fala de novas oportunidades, de uma escola que educa para a sociedade e para a sobrevivência em sociedade parece-me incongruente que se ande a empatar a vida a miúdos que até se esforçam colocando-os perante rasteiras para as quais eles não estão preparados.

Sem comentários: