sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A vida não pára

Hoje ouvia esta música enquanto regressava a casa. Há uma meia dúzia de frases mais sonantes que me ficaram no ouvido e me ficaram, naturalmente, na cabeça. Vim a pensar para comigo este será o meu post de hoje. Partilho a música e a letra. É a ideia da velocidade estonteante com que a vida corre, é a ideia de até nos podermos alhear a isso, mas que isso não faz com que o tempo espere por nós só porque decidimos fazer de conta que estamos à espera da resposta dos males da sociedade. É a nossa necessidade de encontrarmos algum travão, de encontrarmos alguma calma, do próprio corpo que pede algum alimento interior que valha realmente a pena no meio de tanta correria, mas nem mesmo aqui, conseguimos que o tempo nos dê esse espaço. Assusta-me a frase Será que temos esse tempo pra perder porque levanta a questão do tempo desperdiçado, que é das coisas pelas quais mais lutamos para que não aconteça. É a ideia de que podemos estar a desperdiçar mais tempo do que aquele que desejaríamos ou de que teríamos consciência, tempo esse que efectivamente não temos. Não sei se a vida é rara, sei que é passageira, sei que está cheia de quês, porquês, senãos e se sesins e que seguramente mais de metade não sabe o que anda aqui a fazer. Fica mais este desabafo a juntar a tantos outros...


Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma,
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma,
A vida não pára...
E quando o tempo acelera e pede pressa
Eu recuso, faço hora e vou na valsa,
A vida é tão rara...
Enquanto todo mundo espera a cura do mal,
E a loucura finge que isso é normal,
Eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando cada vez nais veloz,
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...
Será que é tempo que lhe falta pra perceber,
Será que temos esse tempo pra perder,
E quem quer saber?!
A vida é tão rara... tão rara...
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma,
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma,
A vida não pára...
A vida não pára nao...
Será que é tempo que lhe falta pra perceber,
Será que temos esse tempo pra perder,
E quem quer saber?!
A vida é tão rara... tão rara...
A vida é tão rara.
Mafalda Veiga e João Pedro Pais

Sem comentários: