domingo, setembro 09, 2007

Lembras-me


Olho para ti, és o retrato vivo de tudo o que passei e vivi.

Lembras-me a leveza que tinha quando passava e a forma ingénua como olhava a vida, como interpretava o ser humano. Eu dançava ao sabor do vento, enquanto me deixava tocar suavemente pelo calor do sol que cobria o meu rosto e o meu corpo de um amarelo forte e reluzente. Nas noites quentes de Verão punha o meu vestido rodado e corria sozinha sem rumo, com um enorme sorriso no rosto e procurava sentir o que é a liberdade, rodava e enchia os pulmões de ar, deixava soltar um grito que não queria guardar e fugia.

Lembras-me das tardes bem passadas, numa toalha de praia que nos acompanhava para todo o lado, na esperança de encontrarmos um espaço verde que nos permitisse deitar e olhar o céu enquanto partilhávamos aquela que é a vida real de cada um, sem folclores ou aventuras, ou unicamente permanecíamos em silêncio a disfrutar a paz que o momento transmitia e a aproveitar a autenticidade daquelas duas pessoas que se escolheram e gozam do simples facto de estarem juntas. Lutávamos contra as formigas invasoras que teimavam em fazer cócegas enquanto trilhavam o seu percurso e nos prendavam, incluindo-nos na sua rota de trajecto. Eram tardes arco-íris, com sabor a gelado de morango e cheiro a primavera.

Lembras-me das brincadeiras de criança que nascem por tudo e por nada e que fazem as alegrias dos mais novos. Eram jogos de palavras, olhares, gestos, expressões, todo um código inventado por nós, para nós, para nossa satisfação e realização, que sustentava tudo que já tínhamos assumido.

Lembras-me do tempo em que as camisas de dormir apareciam rasgadas sem que ninguém se lembrasse ao certo do que tinha acontecido ou da razão de estarem assim. Seguiam-se longas horas de gargalhadas sentidas e incontroláveis quando nos deparávamos com aquele cenário. Acabávamos novamente enrolados entre os lençóis ainda mornos da noite de sono, envoltos na risada e nos segredos que fazias questão de me dizer só porque sabias o quanto me arrepiava o teu suspiro.

Lembras-me de uma juventude que já passou e te entreguei. Não me arrependo nem um bocadinho da opção que fiz. Hoje, passada a tenra idade, continuamos firmes no compromisso que queríamos para nós e olha que não sinto falta do que vivemos. Tudo tem um tempo, uma hora certa para que seja vivido. Hoje olho para ti e desejo apenas que faças aquilo a que me habituaste. A loucura e a excentricidade foram um capítulo, que recordo com saudade, mas não mais do que isso.

Sem comentários: