sexta-feira, abril 11, 2008

Contadora de histórias


Quando for grande quero ser contadora de histórias. Quero entrar dentro de todas as cabeças que se voltarem para me ouvir e enchê-las de mundos criados por mim, de pessoas que na sua humanidade sejam capazes de marcar a diferença e fazer história. Não há nada pior que um pobre de espírito. A pobreza exterior é aquela que nos entra pelos olhos a dentro, a pobreza interior vai-nos directa ao coração e num ápice reflecte-se no aspecto. As minhas criaturas serão especiais, humildes de aspecto, mas milionárias por dentro. Quem me ouvir saberá que não passam de ideias que me invadem o pensamento, mas ninguém se importará com a minha meia verdade, todos sabem que ela é a verdade que todos desejam. Todos sabem que sou uma mera contadora de histórias.
Os meus finais serão felizes para quem merece, serão justos para quem fez por isso, serão o reflexo daquilo que cada um deu para construir o seu pedacinho de mundo. Este mundo que cada um ajudou a desenvolver é também o mundo dos outros: escrevemos, colorimos, rabiscamos e até somos capazes de apagar num mundo que não é só nosso. O meu palco é humilde. Sou eu quem dou cara e voz àqueles que nasceram dentro de mim. Sou eu que os conduzo onde quero. Sou a omnipresente e omnipotente que eles sabem que existe, mas insistem ignorá-la na esperança que os podres sejam esquecidos ou nem cheguem nunca a ser reconhecidos por alguém.

Ponho a mochila às costas deixo-me levar pelo sabor do vento. Onde ele me depositar aí me deixarei ficar até que a minha história acabe e eu possa dar início a uma nova. A um novo capítulo da minha telenovela e faça valer aquilo que sou: uma contadora de histórias.

1 comentário:

Athena disse...

Talvez seja essa a mais bela profissão do mundo: ser contadora de histórias. Saramago escreveu uma vez num dos seus livros "Provavelmente, só num mundo de cegos as coisas serão o que verdadeiramente são, disse o médico, E as pessoas, perguntou a rapariga de óculos escuros, As pessoas também, ninguém lá estará para vê-las". Acho que o mesmo se passa com os contadores de histórias. As histórias que inventam sobre si e sobre os outros são apenas influenciadas pela sua vontade e pelo poder da imaginação que não tem quaisquer limites. E penso que é isso que temos de mais verdadeiro em nós próprios...