segunda-feira, julho 30, 2007

Rosas para a minha rosa

Pequenino botão de rosa que colhi, perdido no meio de tantas folhas e flores: umas já secas, outras viçosas e cintilantes, mas tu eras claramente aquela que mais despertou a minha atenção. Talvez nem sejas a mais bela, a mais apelativa à primeira vista, mas és aquela que mais promete, que mais me desafia. Por isso te tomei nos meus braços. Cuidadosamente cortei o elo que te ligava às raizes que te criaram e fizeram de ti o que és hoje e trouxe-te comigo. Pode parecer um acto egoísta da minha parte, roubar-te de quem te viu nascer, mas não podia deixar-te lá, é como se não consegui seguir sem ti. Fiquei tocado pela tua cor, pelo aroma que emanavas e me cativou. Não te queixaste quando te separei das tuas origens. Esse caule que sempre te alimentou derramou uma pequena lágrima. Não sei como a interpretar: se a saudade que já sentia da tua presença, se seria fruto da alegria de quem gerou e vê partir na esperança de que vá para melhor. É o que todos desejamos, que esses passos decisivos sejam mudanças felizes, sinónimos de realização e encontro. Quero crer na minha segunda hipótese, talvez seja mais uma manifestação do meu egoísmo humano, de quem se quer ver livre de responsabilidades e pesos de consciência, pois então que seja...

Vieste comigo, sentia um olhar fixo em mim, de quem nem pestaneja. Não sei se esperava uma resposta, se simplesmente me contemplava, só sei que aquele olhar acompanhou-me todo o caminho e eu fui incapaz de proferir uma única palavra. Voltei a tomá-la nos meus braços e suavemente levei-a até casa. Refrequei-a, deixei-a à vontade, quis que se sentisse confortável, que se sentisse em casa, na sua própria casa. Ela nem sonhava com aquilo que a esperaria, nem eu o revelei. Coisas há que têm outro sabor quando são descobertas. Adoro surpreender.

Sem comentários: