domingo, junho 14, 2009

Made in Morocco

Quis a minha sorte que a semana passada fosse passada por Marrocos. Foi de facto uma experiência inesquecível como, por norma, qualquer viagem o é e o significa. Foi a primeira vez que saí da Europa, que passei fronteiras, que me carimbaram um passaporte. Uma viagem numa cultura, numa sociedade e num mundo completamente diferente do nosso. É de facto um país ainda muito pobre, jovem na sua população e acredito que com muito potencial. Trago as coisas boas: os monumentos, as paisagens, as diferenças culturais, o chá, os sabores e alguns cheiros. Trago as coisas menos boas: os bairros pobres e degradados, o problema do tráfico de droga, os marroquinos chatos que não nos largam na esperança de nos sacarem umas moedas de gorjeta. Cheguei cheia de vontade de conhecer melhor as tradições e costumes muçulmanos. Nunca me interessei particularmente por esta cultura, mas uma vez tento lá estado e tê-la "experimentado", quero saber mais sobre ela e sobre aquele povo. Como mulher que sou fui naturalmente barrada na entrada na segunda maior mesquita do mundo. Era olhada de forma diferente porque me vestia de forma diferente. Não podia ser deixada sozinha que logo alguém do sexo masculino se abeirava de mim. Mas palavras para quê: as imagens falam por si. Das quase 600 ficam estas que espero aguçem o apetite dos mais curiosos.

1 comentário:

Cotomiça disse...

um povo realmente muito diferente do nosso. gostava de um dia visitar marrocos. parabens pelo blog, ha muito tempo que cá não vinha, agora tambem tenho uma "casa".