terça-feira, novembro 04, 2008

Nas novas oportunidades


Entra uma senhora pela sala, encolhinha, acanhada e envergonhada.
- Boa tarde minha senhora, entre, faça favor, diga o que a traz por cá.
- Olhe professora, é que eu... É que eu... Eu... Eu tinha-me inscrito nas novas oportunidades para acabar o ensino básico, mas... Já não posso vir, quero desistir.
- Então, mas porquê? Faz-lhe tanta falta.
- Pois, mas eu fiquei desempregada e não tenho dinheiro para pagar os livros. - diz-me com os olhos cravados no chão de vergonha.
- Olhe para mim - peço-lhe com um sorriso - a senhora aqui não vai precisar de livros, não precisa de pagar nada. Não abandone o seu sonho.
- Ai, professora, obrigada... - diz-me de lágrimas nos olhos.
- Vá lá, não chore. Sorria que temos motivos para isso.

1 comentário:

José Eduardo disse...

O desemprego é uma praga deste país. Deve ser das coisas mais tristes não se ter um meio de comprar comida para pôr na mesa e roupa para cobrir o corpo.