sábado, maio 10, 2008
sexta-feira, maio 09, 2008
quinta-feira, maio 08, 2008
Rotina

Querido dono, olá, como estás? Escrevo-te este bilhete porque não posso verbalmente comunicar contigo. Quero agradecer-te pela rotina que partilhas comigo. À semelhança do que nos dizia o Principezinho, quando se aproxima a hora de me levares à rua já nem suporto a ansiedade que sinto. Sou-te grato e fiel, bem o sabes, mas coisas há que nunca são demais salientar e esta é uma delas. Tratas de mim, preocupas-te comigo e eu gosto de sentir o teu carinho. Estou agarrado a ti como a mais ninguém. Posso até aceitar satisfeito as festas de um estranho, brincar com mais alguém que se aproxima, mostrar-me irrequieto com a chegada de um familiar, mas ninguém nunca ocupará o lugar que te reservo. Devo-te tudo. Protejo-te sem que dês por isso. Na tua casa não entram pessoas indesejadas, tenho todos os movimentos controlados, nada me escapa. É o mínimo que posso fazer por ti depois de tudo o que fazes por mim. Obrigado por tudo e até logo. À hora que chegas do trabalho e que estou à porta à tua espera, em que pousas a pasta que trazes e agarras na minha trela e juntos vamos aos sítios de sempre, mas que não me cansam porque me basta a tua companhia e a concretização da nossa rotina.
quarta-feira, maio 07, 2008
terça-feira, maio 06, 2008
segunda-feira, maio 05, 2008
Sonhar

Muitos marcados e magoados pela vida questionarão se vale a pena sonhar. A desilusão por que já passaram impede-os de construir castelos no ar porque sabem que ventos inesperados farão cair por terra os sonhos que construiram. Sonha-se com um emprego ideal, com um salário razoável, um carro potente, uma casa vistosa, um melhor amigo sempre presente que não cobra e não julga, um companheiro/a que nos complete e seja eterno. Um amor que seja eterno. Uma relação eternamente feliz. Sonhar faz com que nos sintamos vivos. O sonho move o homem na concretização dos seus objectivos, é no sonho que carrega forças e energias que o impedem de desistir. É na realidade da impossibilidade de atingir estes sonhos que se reavaliam os critérios, as premissas e as exigências e nos tornamos mais flexíveis, mais conformistas, na verdade, mais realistas. Contudo, é no sonho que tudo começa e esse ninguém nos tira. Mesmo nunca o alcançando ele vive dentro de nós, é um motor que não devemos deixar ir a baixo.
domingo, maio 04, 2008
Maternidade


Em dia que se diz da mãe deixo um episódio curioso. Uma colega de escola sempre disse que planeava ter cinco filhos. Tinha tudo programado: pretendia deixar de trabalhar porque o marido felizmente tem um bom ordenado, capaz de sustentar uma família numerosa. Casaram e são, tanto quanto sei, um casal muito feliz. Há tempo encontrei-a e uma vez que já passa dos trinta anos e já está casada há algum tempo a conversa da descendência foi inevitável. Ela olhou-me muito séria e disse:- Eu gostava, mas cada vez que penso em tudo aquilo que tenho de abdicar para ter um filho, questiono se valerá a pena. - Não esperava esta resposta depois de tantos planos e planos ambiciosos. Eu acho que vale sempre e vale muito a pena.
quinta-feira, maio 01, 2008
quarta-feira, abril 30, 2008
terça-feira, abril 29, 2008
Mãos II

Mãos que denunciam a idade, que não aceitam plásticas e incapazes de disfarçar o tempo que já passou. Cicatrizes que contam histórias de momentos vividos, de tempos que já lá vão. Mãos com linhas definidas para muitos reveladoras de destinos, para tantos apenas mais uma marca do tempo que as teima em vincar. Mãos secas pelo tempo que as atacou sem dó nem piedade. Mãos que se orgulham de por onde já passaram, do que ajudaram a crescer e do que fizeram. Mãos que não se cansam de amar. Passem os anos que passarem a vontade de se abraçarem permanece como há setenta anos atrás. Tudo mudou, menos isto.
segunda-feira, abril 28, 2008
Mãos
Mãos que mexem, experimentam e exploram. Mãos que percorrem livros, escrevem versos e sentem texturas. Mãos que limpam, arrumam e lavam. Mãos que agarram, abraçam e acariciam. Mãos que se tratam, que se cuidam e se hidratam. Mãos que aplaudem, escondem a vergonha e castigam. Mãos que se multiplicam em gestos, que comunicam e que dão a entender. Mãos que seguram, que suportam e atiram. Mãos que falam por si porque as mãos não têm mãos a medir.domingo, abril 27, 2008
Primeiro dia de praia

O sol estava quente e apetecia. As notícias mostravam as praias cheias de gente deserta de sentir o calor na pele e banhar os pés no mar. Foi hoje o meu primeiro dia de praia. Por um lado a cabeça estranhava ainda estar em Abril e já de bikini vestido, por outro os factos não permitiam argumentos e a verdade é que se estava muito bem de toalha estendida. O sol tem este poder de nos redobrar energias e regar de boa disposição. Cheira a Primavera, mas já sabe a Verão. Começo uma nova semana (igualmente reduzida) com uma cara nova e um sorriso reforçado. Comecei muito bem esta época balnear.
sábado, abril 26, 2008
Até ao fim do fim
Ontem tomei alguma atenção à letra desta música. É qualquer coisa de extraodinária, mas triste. A Ana Moura, que tem uma voz lindíssima, canta o amor que acaba. Eu não podia deixar de a partilhar aqui. O vídeo tem a letra (peço que seja dado o devido desconto aos erros ou a algumas das imagens, mas importava-me mesmo era pô-la aqui e divulgá-la porque acho que ela merece e não há um video oficial). Transcrevo a letra para quem queira ler o poema.
Então está tudo dito meu amor
Por favor não penses mais em mim
O que é eterno acabou connosco
É este é o principio do fim
Então está tudo dito meu amor
Por favor não penses mais em mim
O que é eterno acabou connosco
E este é o princípio do fim
Mas sempre que te vir eu vou sofrer
E sempre que te ouvir eu vou calar
Cada vez que chegares eu vou fugir
Mas mesmo assim amor eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
Então está tudo dito meu amor
Acaba aqui o que não tinha fim
P'ra ser eterno tudo o que pensamos
Precisava que pensasses mais em mim
P'ra ti pensar a dois é uma prisão
P'ra mim é a única forma de voar
Precisas de agradar a muita gente
Eu por mim só a ti queria agradar
Mas sempre que te vir eu vou sofrer
E sempre que te ouvir eu vou calar
Cada vez que chegares eu vou fugir
Mas mesmo assim amor eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
Mas mesmo assim amor eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
Até ao fim do fim eu vou-te amar
sexta-feira, abril 25, 2008
quinta-feira, abril 24, 2008
Todo o amor do mundo

Queres saber o quanto gosto de ti, meu amor? Multiplica as gotas do mar, pelos grãos de areia da terra. Soma-lhe as estrelas do céu, planetas e cometas do universo e volta a multiplicar este resultado pelas folhas que as árvores da terra choram em cada Outono. Desculpa a humildade do meu sentimento. Quero ainda que acrescentes as pétalas de cada flor, todos os animais habitantes do planeta terra e voltes a multiplicar pelo número de beijos trocados em cada ano que passa, por cada palavra proferida pela boca dos justo porque da boca dos impuros saem conversas vazias e mentirosas. Importam-me ainda todas as palavras escritas e as fotografias tiradas. Faz estas somas e estas multiplicações e ficarás com uma pequena ideia daquilo que sinto por ti. O meu amor é brilhante como as estrelas, fino como a areia, colorido como as flores, repleto de palavras e sonoridades, imenso como só o universo o sabe ser. Talvez assim seja todo o amor. Eu só conheço aquele que me mostraste e ensinaste. Este que assim to apresento.
quarta-feira, abril 23, 2008
Entre o sonho e a realidade

É nos sonhos que muitas vezes nos deparamos com o que não resolvemos na nossa vida. As pessoas aparecem nas mais variadas formas e as situações em que se encontram parecem não fazer qualquer sentido. No fundo é apenas o nosso inconsciente pouco satisfeito com o rumo que as coisas levaram que nos faz ressuscitar estes mortos. São aspectos da nossa vida que queríamos esquecidos, mas teimam em nos visitar de tempos a tempos sem aparente explicação.
terça-feira, abril 22, 2008
segunda-feira, abril 21, 2008
A morte do artista
A tentação pode ser a morte do artista.
No princípio: uma palavra gabada, um gesto irreflectido ou uma ilusão.
No final um arrependimento.
No princípio: uma palavra gabada, um gesto irreflectido ou uma ilusão.
No final um arrependimento.
domingo, abril 20, 2008
Amo porque quero

Principezinha, quem te disse que o amor é um sentimento, enganou-te. O amor é uma vontade. As pessoas amam-se porque querem amar-se porque se reconhecem uma na outra e porque vêem nela aquilo que querem para si. É por isso que se procura aceitar o outro como ele é porque é a nossa vontade aceitá-lo como é. Quem não aceita, não ama. Todos os homens e mulheres são ideais na medida em que tu fazes delas pessoas ideais, julga-las ideais para ti e te deixas enamorar. Sabes que essa pessoa te fará feliz por isto e por aquilo, mas também sabes que terás de aceitar e viver com o facto de ela ser assim e assado. Importa a tua atitude. O verdadeiro amor não é mais que a procura do verdadeiro/a companheiro/a para a vida. A pessoa em quem depositarás a tua confiança e que arriscará contigo a partilha de tudo. A paixão todos sabemos é um estado de alma passageiro e fugaz que serve para alimentar emoções fortes e nos faz sentir que a vida existe. O amor transporta a serenidade da companhia que até poderá ser silenciosa, mas é a tua companhia em todos os teus momentos. O amor da tua vida está contigo porque te escolheu e tu a ele por isso não tens dificuldade alguma em explicar o porquê da sua permanência na sua vida. Tu sabes perfeitamente aquilo que move o teu coração e a razão de ele um dia te ter sussurrado, é ele, estima-o. Nem todos os casais conseguem este comum "acordo" de vontades e as relações vêm e vão como as andorinhas da primavera. São umas vontades convictas associadas a necessidades temporárias de paixão intensa que naturalmente acabam mal para quem se deixou amar, prender. Dentro de ti certamente pensarás que estou a racionalizar os sentimentos, a menosprezar o aperto que se sente no coração, a saudade que nos atormenta, mas não estou. Tudo isso e muito mais do que possas imaginar acontece, mas acontece porque a tua vontade de amar uniu-te de tal forma a este alguém que ele passa a fazer verdadeiramente parte de ti. Ninguém pode temer o amor. Todos o temos como algo de superior e bom. É talvez o primeiro e único "sentimento" que nos venha à lembrança como o melhor do mundo. Não temas quem ama, teme quem faz de conta que ama.
sábado, abril 19, 2008
Actos perfeitos

Quando o corpo inquieto se procura conhecer numa busca calma e intensa, não há espaço para medos ou pudores, limites ou questões. A verdade nua do corpo destapado e sem vergonha num acto de amor só pode ser qualquer coisa de infinitamente e inquestionavelmente perfeita. A experiência partilhada dos amantes sem tabus, que se entregam ao que a Natureza lhes deu de melhor. Uma vez encontrados homem e mulher numa união de esforços que só os realiza e fortalece construam o caminho da felicidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








