sábado, junho 16, 2007

Vigilante

Sinto-me tão pequenino e frágil. Os meus movimentos são todos condicionados pela pouca energia que tenho e pelo ínfimo controlo sobre os meus membros. Fecho os olhos constantemente porque não os aguento dispertos para o mundo durante muito tempo. Há muita informação à minha volta, não a consigo processar toda. A vida gira a uma velocidade alucinante, mas eu sinto que não a consigo acompanhar como gostaria. Sinto-me perdido nesta imensidão... Não percebo porque fui obrigado a abandonar o quente e acolhedor ventre da minha mãe para enfrentar a frieza das manhãs invernosas ou o stress acumulado de um final de tarde impaciente e rezingão.

Contudo, aprecio a forma como constantemente me sinto observado, é como se algo superior me acompanhasse. Não sei o que é, só sinto um firme e caloroso olhar que não me abandona e a brisa fresca de um bater de asas que me perfuma e me alivia. Não sei onde estás, nem quem serás, mas sonho com o dia em que me possa impôr à fraca vontade do meu corpo em construção e me possa virar para ti e contemplar-te. Tenho tanto para te agradecer. Vejo-te nos meus sonhos mais profundos, apareces-me como uma bonita visão que me faz sentir mais seguro e certo de que nada me fará mal porque tu estás aí, de olhos atentos a quem por mim passa e me toca.

Certa companhia que sempre desejei. Obrigada por me fazeres tão feliz.

sexta-feira, junho 15, 2007

Folhas


Relíquias que a Natureza desenhou. O trevo de quatro folhas traz-te sorte. Imagina o que uma destas te reserva...

quinta-feira, junho 14, 2007

Numa tarde de Primavera



Pipocas e cerejas numa chuvosa tarde de Primavera.
Sestas e preguiças numa possível tarde de Primavera
Bocejos e suspiros numa tristonha tarde de Primavera.
Pensamentos e reflexões numa chuvosa, possível e tristonha tarde de Primavera.

quarta-feira, junho 13, 2007

Sabores


Numa tenra tentiva de tudo provar
Envolta pelo impulso dos sentidos
Procurei nos meus desejos mais escondidos
Inesperados encontros numa mesa de jantar

Preciosos frutos do mar e da terra
Que a Natureza escolheu propositadamente
Mas nem toda a gente
A procura, a experimenta e a encerra

Línguas que tocam e exploram a medo
Percorrendo texturas e degustando iguarias
Que permanecem na memória por diversos dias
E que desejamos não terminem num gosto azedo

Tanta coisa ou tão pouca
Saboreada por quem se aventura a tal
Aceitando o desafio de um momento divinal
E que assim conhece o mundo, desta forma louca

terça-feira, junho 12, 2007

Escada sem corrimão


É uma escada em caracol
E que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol
Mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
Mais estragados estão,
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
O lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Corre-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
A escada sem corrimão.
DAVID MOURÃO-FERREIRA

Diálogos pela manhã



- Chatos dos pássaros de manhã não se calam. Acordo com eles e não consigo adormecer.
- Só estão a dar as boas vindas ao novo dia que se abre alegre para nós.

domingo, junho 10, 2007

De volta...


Terminados estão os dias alienados. Hoje fazem já parte de um passado recente, sinto-me marcada por isso. O início desta semana é adocicado, é feliz. A cabeça está descansada e o coração em reconciliação consigo próprio. O corpo reencontrou algum descanso, dormiu as horas que merecia, deu-se a preguiças como há muito não fazia. Luxos a que me dei numa brusca tentativa de procurar uma serenidade há muito perdida. Objectivo alcançado com sucesso. Espero pelos próximos episódios e pelos frutos desta oportunidade que não desperdicei.

quinta-feira, junho 07, 2007

Pelos caminhos de Portugal...


Estou de partida para fim de semana prolongado. Uma paragem que desejava há muito, sinto-a preciosa para conseguir responder com alguma dignidade aos próximos desafios. Espero conseguir a transparência possível para não ser vista ou reconhecida e a invisibilidade necessária para me sentir só no meio de quem por lá estiver. A cabeça vai cheia e cansada, um comum diálogo assemelha-se a uma bela anedota de tanta palavra trocada ou baralhada, sinais mais do que suficientes para comigo nada mais levar do que uns trapinhos na mala e um livro de cabeceira. Um caderno pesado de trabalhos de casa também me acompanhará - não suporto o peso da minha consciência trabalhada. Conforme os ventos e marés, logo verei o espaço que este terá nos próximos dias da minha vida. Pouco ou nada sei do que me espera. Nem quero saber, não o sinto importante... Interessa-me que me reencontre com alguma tranquilidade, naturalmente esquecida entre todos os deveres e obrigações. Motiva-me pensar que daqui sairei para um lugar desconhecido. Alegra-me a possibilidade de dar mais um passo de discernimento nos projectos que abracei.

Aqui vos espero no próximo Domingo. Deixo os votos de um excelente feriado e fim de semana. Até sempre...

terça-feira, junho 05, 2007

Vestida para amar


Uma rara peça de vestuário, criada por um competente estilista que a pensou e desenhou especialmente para aqueles que se amam. Muitos são enganados por falsas réplicas que algumas mais astutas apresentam como sendo peças genuínas. Não passam de meras aparências, fúteis e vazias. O perfume das autênticas é irresistível, viciante... Um aroma delicioso que nos faz querer o possível e o impossível, numa ânsia desmesurada. As mãos seguram o que tem para oferecer. Quando estas se deixarem perder no abraço que espera, todo o tecido cairá a seus pés. Lá permanecerá até de que dele se voltem a lembrar.

Posto está o vestido vermelho que ela escolheu para ti. Faz por merecê-lo. Fá-la feliz.

Luz condutora

Luz terna, suave, no meio da noite,
Leva-me mais longe...
Não tenho aqui morada permanente
Leva-me mais longe. Leva-me mais longe...
Hino das Completas

segunda-feira, junho 04, 2007

Requintes



- Posso servi-la?
- Concerteza. Sabe como aprecio a forma sensual com que me serve.
- Sei. Sinto-o. Faço-o porque é isso que você desperta em mim. Uma estranha vontade de cair aos seus pés e cobri-la com o que há de melhor.
- Então faça-o. Sou uma mulher com gostos requintados.

domingo, junho 03, 2007

Descasca-te


O Verão está a chegar. Descasca-te.
(Post pedido pela minha irmã.
Aqui está ele.)

sexta-feira, junho 01, 2007

No dia da criança



Lembra-te que um dia já o foste e que ela ainda pode viver dentro de ti. Não deixes apagar na totalidade a inocência e a novidade que só esses olhos e esse coração podem sentir.

Indignada


Volta à carga a Educação sexual às nossas crianças. Ontem assisti ao programa Sociedade Civil na RTP2 a propósito de um programa de desenhos animados de será exibido esta noite às 20h30 na mesma estação. Mostraram o filme que passarão (que pretende explicar às crianças como nascem os bebés) e posteriormente um grupo de entendidos debatia o assunto. O objectivo era o de ajudar os pais a decidir se deverão ver o filme com os filhos ou não. Estava presente o senhor Daniel Sampaio. Estou impressionadíssima com a falta de educação deste ser humano e com a intolerância perante opiniões divergentes às suas.

Eu não aconselho este filme a crianças com menos de 9/10 anos. Se tiverem oportunidade de o visualizar façam-no, como cidadãos que são, e vejam aquilo que querem dar às nossas crianças.

http://www.sociedade-civil.blogspot.com/

quinta-feira, maio 31, 2007

Pirilampo


Eu comprei o meu. E tu?

quarta-feira, maio 30, 2007

Make a wish


Acolhe-me como só tu o sabes fazer. Na palma da tua mão aveludada e curiosa. Estendo-me sem receio de ser deixado cair ao chão. Sabes o quanto custa essa queda desamparada e, por isso, tratas-me com o máximo cuidado.
Sentimo-nos separados do mundo a preto e branco que nos rodeia, pode ser que a nossa cor os contagie ou que se deixem tocar pelo simples e astuto desejo de eu ser tudo e de seres tudo em cada coisa que fazemos ou tocamos.
O fino vestido que te cobre salienta a perfeição das tuas formas e a brancura da tua pele. Esse revestimento apetecível que tens guardado só para mim, para aquele que um dia te encantaria como num conto de fadas.
Observas-me ternamente. Nessa imensa contemplação murmuras-me aquilo que nunca acreditei que me pudesse ser comunicado:

Pede um desejo.

Quando quiseres.
Onde quiseres.
Como quiseres.

terça-feira, maio 29, 2007

Fases


Inevitavelmente apaixonada pela vida.

segunda-feira, maio 28, 2007

Message in a bottle


Apesar de estarmos na era das telecomunicações, onde pouca ou nenhuma informação é perdida, são ainda inúmeras as mensagens que vagueiam em pequenas garrafas perdidas no imenso oceano. Mensagens flutuantes que para ali foram atiradas a muito custo e que nunca encontraram quem as quisesse receber ou por ali foram ficando na esperança da vinda de melhores dias. Dão à costa salgadas lágrimas humanas que se misturaram ao infinito mar azul, heróicas sobreviventes às correntes e marés, aos monstros marinhos, mas que morrem cansadas na fina areia à beira mar. Umas mais transparentes, outras quase invisíveis, gritos mudos entoados no silêncio do coração. Uma boca fechada que remói cada momento passado e recordado e apela por quem a procure e a retire de tal solidão.
Pedidos de socorro, numa praia perto de si...

domingo, maio 27, 2007

Doces momentos

Doces momentos numa ansiosa tarde de Domingo.

sexta-feira, maio 25, 2007

Dirty Dancing

Hoje numa enorme necessidade de encontrar algum espaço para mim e na tentativa de fazer alguma coisa de que realmente goste, fui ao baú mais recondido que tenho e lá encontrei esta pequena relíquia. Sou uma fã incondicional do filme Dirty Dancing, que conta já com uns aninhos valentes. Decadas passadas mantenho-o fiel no meu pódio de eleição.

Partilho uma das cenas mais fantásticas que o cinema alguma vez já criou. Palavras para quê... Ela fala por si...


Comida

Como comer uma maçã em três simples passos:

1 - Escolha a peça de fruta que mais seja do seu agrado. Aprecie a sua textura, sinta o aroma que emana.
2 - Depois de devidamente apreciada, e uma vez ganha alguma confiança e intimidade com a peça em questão, lave-a cuidadosamente, em água corrente. Seque-a, passando suavemente uma tolha ou folha de papel pela sua superfície.
3 - Uma vez já criada uma relação entre vocês, procure-a desejoso/a, com uma cresente água na boca, tal não é a ânsia de cuidadosamente a possuir. Trinque-a uma vez, duas, três... As que forem necessárias até que esta o/a satisfaça na plenitude. Terminada a tarefa, prossiga com a sua vida levando na lembrança este momento e no organismo esta refeição.

quinta-feira, maio 24, 2007

Quando se juntam


Pessoas há que, uma vez unidas em prol de uma qualquer situação ou causa, encaixam na perfeição. Há compatibilidades que se treinam, que se educam, mas aquelas inatas que são despontadas, sem possível explicação aparente, são das mais extraodinárias que há. A simetria conseguida quando se juntam, para além de deixar qualquer um boquiaberto de tão inacreditável que é, transmite uma enorme tranquilidade e segurança a quem as rodeia. Aquela aparente coincidência não nos deixa indiferentes, somos tocados pela sua plenitude.

São olhares que comunicam só de se tocarem na brevidade de um momento.
São almas que se lêem sem pudores.
São pensamentos partilhados num mero suspiro.
São opiniões transmitidas numa expressão, num gesto.

Nada disto lhes passa ao lado. Conhecem-se e reconhecem-se nos nadas e nos tudos do dia-a-dia. Assim acontece, quando se juntam, nessas uniões perfeitas.

quarta-feira, maio 23, 2007

terça-feira, maio 22, 2007

Espelho meu, espelho meu


Espelho meu, espelho meu
há alguém mais estúpido do que eu? Eu que na altura em que podia salvar, deixei afundar. Eu que quando podia agarrar uma mão, soltei-a para que se perdesse no nada.

Espelho meu, espelho meu
há alguém mais vazio do que eu? Eu que sempre que via o que não queria fechava os meus olhos e enterrava-me na minha escuridão. Eu que mal sentia a carência ou a privação, ignorava friamente.

Espelho meu, espelho meu
há alguém mais estranho do que eu? Eu que me acomodei ao que me era confortável, ao invés de conquistar diariamente. Eu que centrei o mundo no meu umbigo e me esqueci de tudo e todos que estavam à minha volta.

Espelho meu que me reflectes. Outrora confidente em tantas habilidades e feitos gloriosos. Sustentaste o meu ego quando me descobria para ti e me passeava. Hoje és o reflexo do falhado em que me tornei. Recordas-me aquilo que me aliciou, trazes-me um passado recente que alterou o futuro longínquo com que sempre desejei.

segunda-feira, maio 21, 2007

Momento "cognac"...


...no tempo das meias verdades.

domingo, maio 20, 2007

Felicidade: ontem, hoje e amanhã


Feliz de quem
recusou a mentira num momento tentador
acatou com uma consequência de cabeça erguida
teve quem o ajudasse a suportar alguma dor
ou soube dar o verdadeiro valor à vida

Feliz de quem
já experimentou amar e ser amado
perdoou ou permitiu ser perdoado
assumiu um erro cometido
e se deitou tranquilo e descontraído

Feliz de quem
chorou quando tinha de ser
sorriu com vontade
firme na sua fidelidade
deseja, desta forma, permanecer

Caras metade


Do you match?

sábado, maio 19, 2007

Essência feminina


Poucos atingem a sua verdadeira essência.
Aquilo que parece complexo, é simplesmente um dos desafios mais bonitos que se alguma vez se pode abraçar.
O convite é extensível a todos, mas não é para todos. Poucos, mesmo muito poucos, chegam lá perto...

quinta-feira, maio 17, 2007

Diálogos




- Por que me olhas assim?
- Acho-te alguma graça. Gosto do facto de seres assim baixinho. Imagino-me a passear-te com um bracinho por cima de ti.
- É uma imagem bonita, de facto... Sinto-me bem quando me proteges. Mas olha, porque estamos de mãos dadas?
- É que a linha que me criou, criou-te a ti também. Estaremos ligados para todo o sempre.

quarta-feira, maio 16, 2007

Tudo isto...


...e muito mais desde que tu o queiras e faças por isso...

terça-feira, maio 15, 2007

Delicioso


É espantosa a vivência da paixão onde tudo sabe a pouco. O todo possível é sempre insuficiente para satisfazer a vontade insaciável dos amantes. Na ausência recordam-se os toques, as meias palavras e as verdades absolutas que permanecem no ouvido e aquecem o coração. O sorriso maroto de quem dá a entender que nada tem, mas que tudo possu, contagia quem com ele se cruza. Uns espreitam de esguelha com nuances invejosas, outros reconhecem-se naquela luz apaixonada e apaixonante porque também eles por lá já passaram. Talvez já não o sintam há muito tempo, pois as circunstâncias assim não o permitem, mas alegram-se com aquela inocente cegueira que passa de mão em mão, mas nunca se deixa agarrar para a eternidade. Nem é suposto que assim seja, ela é de tal forma intensa e esgotante, que certamente poucos ficariam para contar a história.

Degustam-se e apreciam-se os aromas partilhados. Adocicados néctares que a Natureza providenciou e que fazem as maravilhas de quem se ama. Sobrevive-se das promessas dos contos de fadas. Anseia-se pelo amanhã, que nunca mais chega, mas que certamente trará o alimento necessário para mais etapa de espera...

Dúvidas existenciais

Professora, por que é que os adultos estão sempre a dizer quem me dera ter a tua idade e saber o que sei hoje?

segunda-feira, maio 14, 2007

Segunda-feira


No princípio de mais uma semana analizam-se os labirintos que nos vão sendo traçados. Etapas a ultrapassar. Ao invés de os contemplarmos como becos sem saída, imersos no desânimo e na depressão, olhemos para eles com olhos que procuram soluções.

domingo, maio 13, 2007

Aos pés de Maria

Mal se rompe nas ruas de tão carregadas que estão. Curam-se as feridas recentes. Acumulado está o cansaço das noites mal dormidas e dos quilómetros percorridos. Mas tudo isto e muito mais valeria sempre a pena pelas lágrimas hoje derramadas aos pés de Maria. Entoam-se cânticos e hinos de louvor àquela cujo coração tanto sangrou ao ver partir o seu Filho, num dos mais desumanos filmes de terror. Não há Amor como este, daí recorrermos a ti como exemplo máximo de caridade e acolhimento.

Nem o mais céptico é capaz de ficar indiferente ao espírito que ali se partilha. Para além do cheiro a vela queimada, respira-se a paz dos peregrinos realizados, sofre-se a mágoa de um problema grave na vida, chora-se de felicidade do objectivo traçado e cumprido. E eis que passas por nós pelos corredores fechados e multiplicam-se os lenços brancos que, numa tristeza imensa, se despedem de ti e já reclamam a saudade do que ali se viveu.

Intercede por nós, Mãe das mães, personificação humana do amor divino.

sábado, maio 12, 2007

Danças


Estava tudo dito mal te vi entrar assim
O segredo escondido estava relevado
Sabias que não resistiria dizer-te sim
Querias-me ao teu lado

A tua silhueta atrevida
Misturada com tão pouca falta de pudor
Fez-me comprar esse bilhete só de ida
Na esperança de me reencontrar com o amor

A promessa sussurada
Deixava-me mais do que louco
Embarquei numa aventura engraçada
Onde experimentei tudo e onde tudo me soube a pouco

sexta-feira, maio 11, 2007

Toques com requinte

- E para sobremesa?
- Tudo aquilo a que tenho direito, por favor.

quarta-feira, maio 09, 2007

Amores escorregadios


Há amores passageiros. Fugazes paixões, intensas até mais não, que terminam num enorme vazio. O que nos motiva a entregarmo-nos a esses castelos de areia, que num ápice se deixam levar pela fresca onda do mar, só cada um poderá responder por si, mas o certo é que são claramente irresistíveis. Questiono se compensará o bem que sabe pelo mal que faz... A verdade é que, na maioria dos casos, embarca-se neste novelo embaraçado sem verdadeiramente se conhecer o seu estado e, quando se dá por isso, comprámos um bilhete só de ida e fica-nos bem cara a viagem de volta.

terça-feira, maio 08, 2007

Rotinas

Acordas. Sozinho.
Trabalhas. Sozinho.
Almoças. Sozinho.
Trabalhas. Sozinho.
Jantas. Sozinho.
Adormeces. Sozinho.
Terminaste mais um dia. Sozinho.

Chave da felicidade


Que chave é essa que possui uma capacidade única de abrir as portas certas, na altura certa?

segunda-feira, maio 07, 2007

Fantasias


Assim me pediste. Assim me tens.

domingo, maio 06, 2007

Às melhores mães do mundo


Obrigada porque um dia disseste "sim": quiseste-me, queres-me, querer-me-ás.
Obrigada...

Pertenças

Há tanta alegria no disfrutar de uma carícia
No cerrar de um olhar que se abre ao infinito
Maravilhado com o que se dá e se aprecia
Embalando-se num surdo desejo de um grito

Há tanta novidade no despertar de uma paixão
Onde os desafios são constantes
A forma doce como aqueles dois humanos se dão
E se preparam para a intensa partilha dos amantes

sexta-feira, maio 04, 2007

Porque sim e porque não


Porque é que um jovem que ingressa no mundo do trabalho é tão mal recebido, apesar da sua humildade?

quarta-feira, maio 02, 2007

terça-feira, maio 01, 2007

Nível de conforto: 100%


Há dias felizes.

Depois de entregue e de recebido aquele pedacinho de céu só queremos ficar ali a contemplar as maravilhas da paz sentida. São raros estes momentos de tranquilidade: nada nos perturba, sentimos que temos o essencial, estão satisfeitas as necessidades básicas, ou seja, somos seres humanos realizados. É uma pequena paragem que nos carrega as baterias e nos transporta para novos desafios. Por hoje é tudo.

Foste um dia que valeu a pena.

Um pedacinho de céu

Olha o que eu colhi para te dar. É singelo, mas é dado com muito carinho. Se provares sabe a algodão doce, derrete-se com uma enorme facilidade. Foi criado especialmente para ser gentilmente oferecido àqueles que merecem. A sua constituição permanece no segredo dos deuses, por isso é irrepetível.
Toma, guarda. É um pedacinho de céu que está reservado só para ti.

segunda-feira, abril 30, 2007

Momentos perdidos

Quanta dor difícil de suportar.
Quanto sofrimento depois de uma dura verdade.
Quanta angústia no tratamento das feridas.
Quanto desânimo ao encarar o futuro.

Tudo isto porque há gente má, injusta e insensível. Desejo-lhes o triplo daquilo que andaram a espalhar.

domingo, abril 29, 2007

Perdidos

Tantos beijos que ficaram por dar por faltas de coragem ou vergonhas castradoras.
Tantas palavras ficaram por dizer sufocadas em silêncios indesejados.
Tantos abraços perdidos para a eternidade deixando vazios inconsoláveis.
Tantas carícias reprimidas apesar das vontades apaixonadas.

Medos. Receios. Inseguranças. Acanhamentos. Fantasmas que se apoderam e nos impedem de experimentar tantas maravilhas.

sábado, abril 28, 2007

Tatuagens

Num quadro teu, traço a pincel,
a história da tua vida,
escrita, sentida, tatuada na pele.
Quem lá, escreveu, com a tua permissao,
Nem sequer, nem sequer percebeu,
e perdeu, passou-lhe a pele por entre as mãos.
Polo Norte, Pele

sexta-feira, abril 27, 2007

Sempre lá


Único. Omnipresente. Confidente.
Fiel companheiro. Melhor amigo. Ombro presente. Cara metade. Alma gémea.
Porque há quem seja insubstituível.

quinta-feira, abril 26, 2007