segunda-feira, abril 09, 2007

Na cama dos sonhos


Adormeceste nesta cama de lençois puros e perfumados. A pouca roupa que te cobria era mais do que suficiente. Sentiste uma estranha sensualidade. Todo o teu corpo emanava um turbilhão de promessas irresistíveis que te faziam sentires-te bem, sentires-te mulher. Deste leito não queres sair porque é apetitoso e suculento, mas não o queres só para ti. Ele está disponível para esse alguém de olhos bonitos que suavemente te envolveu com a sua meiguice.
Aguardas a sua chegada, esperas irrequieta.

domingo, abril 08, 2007

Corações que se derretem

Se me acolheres no colo da tua mão e com cuidado me abraçares, sabes que vou derreter.

A verdadeira Páscoa


Conforme havia sido dito Cristo que morre na Sexta feira Santa ressuscita ao fim de três dias. Hoje é dia de festa, alegramo-nos: a vida eterna derrota as trevas da morte.

sexta-feira, abril 06, 2007

Morto por nós


Um dos maiores sacrifícios humanos. No dia da Sua morte recolhemo-nos em oração.

Desencontros

Há dias malvados que nos trocam as voltas e nos tiram o chão. Até o mais básico dos encontros se torna impossível quando o impensável acontece.
Nos encontros e desencontros da vida o importante é saber lidar com eles e procurar a solução mais razoável, aquela que for mais justa mediante a verdade dos factos.
Às vezes tão perto e tão longe...

terça-feira, abril 03, 2007

Retirados do mundo

Partimos amanhã para retiro. Vamos fugir das nossas embrulhadas por dois dias e olhar para dentro de nós próprios.
Como vai a minha vida?
Que prioridades são as minhas?
Deixo-me reger pelo quê?
Em silêncio, num pequeno grupo, o mais familiar possível, vamos procurar caminhar em conjunto. Que abramos os nossos corações à verdadeira Páscoa.

segunda-feira, abril 02, 2007

Alma gémea


Conheci esta senhora de cara triste e vincada pelo passado. Enfrentei a humildade de um olhar e de uma boca que tudo deixavam sair sem maldade. Reencontrei-me com aquela disponibilidade infinita e gratuita que julgava não existir.
Já perdi a minha cara metade. Comentou chorosa. Gelei à sua frente. Não imagino o que seja experimentar estar com esse alguém a quem podemos chamar alma gémea. Claramente incompleta seguiu o seu caminho, numa assustadora insuficiência de vida.

domingo, abril 01, 2007

Verdades (em dia das mentiras)

Cativa e deixa-te cativar.

Nas teias da mentira


Hoje é-nos permitida uma mentirita inofensiva. Um ano inteiro danados para que este dia chegue e possamos encavar uma meia dúzia com aquilo que nos passar pela carola, sem que alguém nos leve a mal.
Já perdi algum tempo da minha vida a pensar na mentira, na razão de recorrermos tantas e tantas vezes a uma coisa (aparentemente e) à partida condenável. Danamos a cabeça das nossas criancinhas quando as apanhamos num flagrante plágio ao Pinóquio e somos os primeiros a pedir-lhes que ao telefone neguem a presença do pai ou da mãe quando o telefonema não nos interessa. Mas que coerência é a nossa? Que dupla educação é esta onde lhes pedimos que olhem para o que dizemos em vez de olharem para o que fazemos?

Estes são os nossos primeiros passos, aqueles que nos são mais queridos iniciam-nos nesta arte abstracta que é a arte do engano. Cedo percebemos que a mentira é uma coisa muito feia, mas à qual temos de recorrer para nos livrarmos daquilo que não interessa e/ou para fugirmos às nossas responsabilidades. Mais velhinhos dizemos ao professor que o cão comeu o trabalho de casa e desta forma vamos aguçando o nosso engenho.

Algumas estatísticas indicam que 60% das pessoas mentem no seu dia-a-dia em assuntos absolutamente banais. A verdade no meio disto tudo é que é a mentira pode ser verdadeiramente cómoda. Dizemos o PC ao invés de nos metermos em alhadas maiores.

- Esse penteado fica-te a matar! Estás linda com essas botas.

E só nos ocorrem coisas do género:

- Mas o que é que te passou pela ideia? Quem mais te anda a enganar para além de mim?

Muitas vezes sabemos que estamos a ser aldrabados, até porque nós próprios somos os primeiros a cair naquela tentação, só que o que nos dizem é tão agradável, que ali permanecemos contentinhos da vida naquela concha aveludada que nos protege de tudo o que nos parece ruim. Não passa de uma capa fina e transparente que desaparece no primeiro rasgo de verdade.

Contudo, há situações onde parece que não há espaço para a verdade, mesmo que a tragamos a todo o custo.
É preferível uma mentira agradável, a uma verdade dolorosa.
Aqui confesso: para além de não compreender, não sei o que fazer.

quinta-feira, março 29, 2007

Estavas pronta


Já há algum tempo que aguardavas ansiosa a chegada deste comboio que te levaria para outra dimensão. A promessa irresistível de uma vida paradisíaca pela eternidade fora, junto de todos os que já tinhas deixado partir à tua frente, tornou-se bem mais aliciante que a vida terrena, fria e cruel de um passado cansado e sofrido. Guardo o último adeus que me deixaste nas quentes férias de Verão. Esta madrugada fechaste os teus olhos à nossa realidade e abriste-os para aquEle que estou certa que te acolheu com o mais caloroso dos abraços. Derreteste-te com o seu coração "algodão doce" e espero que vivas já as alegrias que te estavam reservadas. Parto para te prestar uma última homenagem.
Adeus avó.

quarta-feira, março 28, 2007

Desentendimentos


Como é que duas pessoas, numa acesa conversa, onde cada uma se julga dona da razão e da verdade pretendem chegar a um entendimento? Das duas uma:
- leva lá a bicicleta e vira costas porque não está para se chatear;
- continuam a debater-se até se esgotarem e viram costas de mal com a vida.
Cada cabeça sua sentença.

Malvados intrusos


As calorias são pequenos animais que vivem nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

anónimo

segunda-feira, março 26, 2007

Na lista de tarefas


Que colo é esse?


Que colo é esse que procuro sem medos e onde me sinto vivo? Uma espécie de ninho feito com os melhores galhos que a Natureza já concebeu, desenhado e pensado a rigor por um lindo pássaro arco-íris, em vias de extinção, que não quer deixar de dar o seu contributo ao mundo.
Julguei que a perfeição não existia até provar esse calor que me contagiou silenciosamente, me embalou e me deixou aninhado. Suave como só um pedaço de fina seda consegue ser. Estava entregue. Fechei os olhos e desfrutei, eram pétalas aveludadas que percorriam os fios do meu cabelo, parecia que adivinhavam que aquilo era o que eu mais desejava. Dois gomos adocicados derramavam o seu néctar sob a minha testa. Sussurravam baixinho palavras que não compreendia, mas a ternura que carregavam bastava para me arrancar o sorriso que não mais consegui largar. A inconsciência tomou conta de mim. Sei que mesmo assim não desististe de me tratar como um rei. Não sei se mereço tão nobres regalias, só sei que nada paga o que estás a ser capaz de me dar hoje, neste momento da minha vida. Neste momento da minha história.

quinta-feira, março 22, 2007

Vai onde ela te levar

O convite está feito.
Caminha no seu passo seguro e decidido. Perde de vista a estrada que pisa, mas não se deixa abalar por esse infinito desconhecido. O chão é firme, essa certeza basta-lhe. Esta convicção assusta. Contudo o apelo daquela anca impede que a razão tenha sequer espaço para suspirar. Há uma espécie de desafio naqueles passos nus, caminhantes e tranquilos. A brisa traz o rasto do cheiro de um cabelo tentador. Podem não passar de meras promessas, mas o limite do imaginário é aquele que eu quiser. Tu o disseste.
O convite está feito.

quarta-feira, março 21, 2007

Passarinhos a bailar...


Quero dar as boas vindas à querida Primavera. É certo que a esperou um dia ventoso e frio, mas isso era para limpar as folhas secas e acastanhadas dos primos Outono e Inverno. Algumas mais teimosas permaneciam agarradas às árvores. Como iniciamos um novo ciclo de reprodução e renovação, havia que fazer uma limpeza a fundo para receber de braços abertos esta nova etapa. Nada melhor, nem mais adequado do que varrer com quanta força o vento tem tudo o que não interessa, deixando-nos em grande alvoroço.
Se sentes que já está tudo preparado, que venham os lindos dias primaveris que tanto mexem com a nossa gente mais nova. Não que eles precisem de particulares incentivos para entrar em épocas de maior euforia sentimental, mas o certo é que os despertas de uma forma muito particular. Revolucionas as hormonas e pões um sorriso estampado na cara destes amantes.
É a fruta da época, atrever-me-ia a dizer e que boa que ela é.

segunda-feira, março 19, 2007

Quem dá o que tem

Diz-me o que desejas que eu dar-te-ei o que sou.

Pai és um pilar na minha vida


A todos aqueles que acolheram no coração o verdadeiro desafio da paternidade fica aqui a minha mais sincera admiração. Vocês sim são os heróis do ontem, do hoje e do amanhã, sem capas, espadas ou efeitos especiais. O vosso segredo é o amor incondicional e a dedicação àqueles que ajudaram a trazer ao mundo.
E porque este dia é-vos particularmente dirigido, deixo-vos a minha amizade e apreço.

domingo, março 18, 2007

Fim do dia

Melhor que muitos finais de tarde de Verão. Uma toalha, dois corpos, uma praia, um sol encolhido na sua timidez. Uma boa conversa, trivial, mas quem é que nos disse que a partilha da rotina é uma coisa desinteressante?

Do melhor que já vivi e experimentei. Inspirava tranquilidade, expirava saúde e boa disposição.

sexta-feira, março 16, 2007

Momento "cognac"...

... na praia com este sorriso.